Fórum Análise do Planejamento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ANÁLISE DO PLANO DE MÍDIAS

2 participantes

Ir para baixo

ANÁLISE DO PLANO DE MÍDIAS Empty ANÁLISE DO PLANO DE MÍDIAS

Mensagem por LILIAN ARAUJO Ter Out 07, 2014 10:23 am

Ao realizar a análise do nosso planejamento, pude perceber que embora o assunto escolhido pelo grupo “CULTURA e PATRIMÔNIO” faça parte do currículo formal, o uso das tecnologias e mídias não constam no planejamento para o ano/série da escola.
Talvez a falta de recursos ou a inexistência em alguns casos nas escolas nos leve a isto.
Os recursos e estratégias que utilizamos foram fundamentais para o desenvolvimento do tema.
Como dizia Paulo Freire: “Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo e empregarmos todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir.”
Somos uma sociedade tecnológica. Cada época e tipo de sociedade possui uma configuração que lhe é devida pelas características de seus instrumentos culturais, entre os quais suas tecnologias de informação e comunicação: As tecnologias reordenam e reestruturam as relações espaço-tempo, condicionam as relações comunicacionais e educacionais, assim como novos modos de ser e estar no mundo.
Compreendo a educação midiatizada por tecnologias. O currículo é construído na ação: é um processo dialético. As relações entre currículo e tecnologias se estabelecem para além dos meios e envolvem as mensagens e os contextos. É necessário compreendermos que são necessárias novas formas de produzir conhecimento e desenvolver o currículo. Entender o currículo como construção social, política e histórica que se constitui na própria ação com o uso de tecnologias: é datado, registrado nos documentos digitais e nas atividades que se desenvolvem por meio das tecnologias; é disponível para análise, recriação e novos registros; se expressa à vida daqueles que fazem parte da rede, suas experiências e a realidade que enfrentam dentro e fora da escola, os valores, crenças, conhecimentos, afetos e desafetos.
Frente às dificuldades encontradas para aplicação do plano, podemos perceber que o currículo pode ser construído na ação. Precisamos ser flexíveis para adaptarmos. Isso não significa atuar no caos ou na falta de propósito.
No nosso plano foi necessária a leitura dos links em sala de aula. A tarefa era para ser realizada em casa. A maioria não fez. Tivemos que ir ao laboratório e disponibilizar um tempo para que as leituras ocorressem para posterior análise.
Mas, conseguimos adaptar o plano, os alunos realizaram as atividades, participaram do debate e construíram suas análises colaborativamente.
O novo nunca é fácil no primeiro momento.

Obrigado ao grupo.

Abraços Cool
LILIAN ARAUJO
LILIAN ARAUJO

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/10/2014
Idade : 64
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

ANÁLISE DO PLANO DE MÍDIAS Empty Re: ANÁLISE DO PLANO DE MÍDIAS

Mensagem por MonicaSouza Dom Out 12, 2014 1:28 pm

Realmente o uso das tecnologias e mídias não constam no planejamento ano/série das escolas.
MonicaSouza
MonicaSouza

Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/10/2014
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos