Análise - Cultura e Patrimônio
Página 1 de 1
Análise - Cultura e Patrimônio
Análise – atividade 3.4
Trabalhamos sobre Cultura e Patrimônio, na disciplina de Sociologia, através do filme Avatar numa turma de 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Cândido José de Godói. Esse conteúdo está previsto no currículo do 1º ano de Sociologia, mas porque é atual e diversificado, pode ser trabalhado nas disciplinas de História, Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa.
No currículo da disciplina Sociologia, assim como nas outras disciplinas, não está previsto o uso das tecnologias para ministrar as aulas. Contudo o colégio oferece salas de multimídia, sala de informática e internet para que os professores façam uso das tecnologias durante as aulas. Diante disso planejamos as aulas aproveitando as disponibilidades do colégio. A professora titular da turma explicou aos alunos sobre Cultura e Patrimônio antes da projeção do filme Avatar. Na verdade a maioria dos alunos já conhecia este filme, então projetamos algumas cenas que enfatizavam a dominação cultural. Na próxima aula fomos para o laboratório de informática onde os alunos pesquisaram sobre essa dominação. Depois fizemos um debate sobre o grupo dominante e o grupo dominado. Os alunos participaram ativamente do debate.
Pessoalmente foi uma experiência bem interessante porque sou professora da área das linguagens. Aprendi bastante com essa prática através do debate e na elaboração das aulas.
Trabalhamos sobre Cultura e Patrimônio, na disciplina de Sociologia, através do filme Avatar numa turma de 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Cândido José de Godói. Esse conteúdo está previsto no currículo do 1º ano de Sociologia, mas porque é atual e diversificado, pode ser trabalhado nas disciplinas de História, Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa.
No currículo da disciplina Sociologia, assim como nas outras disciplinas, não está previsto o uso das tecnologias para ministrar as aulas. Contudo o colégio oferece salas de multimídia, sala de informática e internet para que os professores façam uso das tecnologias durante as aulas. Diante disso planejamos as aulas aproveitando as disponibilidades do colégio. A professora titular da turma explicou aos alunos sobre Cultura e Patrimônio antes da projeção do filme Avatar. Na verdade a maioria dos alunos já conhecia este filme, então projetamos algumas cenas que enfatizavam a dominação cultural. Na próxima aula fomos para o laboratório de informática onde os alunos pesquisaram sobre essa dominação. Depois fizemos um debate sobre o grupo dominante e o grupo dominado. Os alunos participaram ativamente do debate.
Pessoalmente foi uma experiência bem interessante porque sou professora da área das linguagens. Aprendi bastante com essa prática através do debate e na elaboração das aulas.
raquelcandido@terra.com.b- Convidado
Tópicos semelhantes
» CULTURA. PATRIMÔNIO E CONSUMO
» Começando a Análise
» Análise do Planejamento - Ativ. 4.1
» Análise do Plano de Mídias
» Análise do Show de Ciência
» Começando a Análise
» Análise do Planejamento - Ativ. 4.1
» Análise do Plano de Mídias
» Análise do Show de Ciência
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos