Fórum Análise do Planejamento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics

+6
márcia
angelasmbarreto
Clarice Strona
Danielle Monteiro
rissem
gleiivane
10 participantes

Ir para baixo

Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics Empty Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics

Mensagem por gleiivane Seg Set 29, 2014 12:42 pm


Para analisar o meu plano vou me deter na minha área de conhecimento que é a matemática. O currículo formal prevê que na matemática seja trabalhada as tabelas e os gráficos. Embora esse conteúdo seja muito pouco explorado com o uso dos computadores, pois os recursos materiais ainda são precários. De modo geral os alunos constroem no papel tabelas e gráficos simples.
No plano de aula foi previsto a realização primeiramente em grupo para que fosse possível a troca entre os pares. Mas mudamos a proposta visto que os alunos estavam com certa dificuldade em se agrupar.
Outro dado importante para execução do plano de aula foi, a dificuldade por parte dos alunos em acessar os seus emails, para mim foi uma surpresa, uma vez que a maioria utiliza as redes de relacionamentos e para isso é preciso se cadastrar através de e-mail. Para mim era inconcebível que eles não conseguissem acessar os seus e-mail.
O que foi observado nos resultados colhidos é que faltou por parte dos alunos confiança na própria capacidade de resolver situações novas, como executar a webquest e trabalhar com Excel, embora o que foi pedido seria uma atividade relativamente fácil.
gleiivane
gleiivane

Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/09/2014
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics Empty Glei!

Mensagem por rissem Ter Set 30, 2014 9:19 pm

A gente se surpreende com as coisa não Glei? Eles tem celular direto, passam a aula inteira com os dedos ali na tela. E de repente tu vês que não tem nada disso. Não sabem o que é e-mail, ou se fazem não saber para não ter que compartilhar conosco. srsrsrs...
rissem
rissem

Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics Empty Re: Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics

Mensagem por gleiivane Ter Set 30, 2014 9:34 pm

Olá Rissem.

Os alunos estão sempre nos surpreendendo, muitas vezes de modo positivo, mas em outras chega a causar até uma certa frustração.


gleiivane
gleiivane

Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/09/2014
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics Empty Re: Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics

Mensagem por Danielle Monteiro Sex Out 03, 2014 3:58 pm

Olá, meninas!

Me surpreendi também, quando fui trabalhar na informática e pedi para eles enviarem a atividade para meu e-mail. A maioria conseguiu, mas a minoria que não conseguiu, foi por não ter e-mail, não saber fazer e-mail, esquecer a senha e login de e-mail, e por aí vai. Dei até prazo para outro dia e mesmo assim a pessoa esquecia, mas essa tem um enorme celular, entra no What's App e tudo mais. Estranho, né?!
Danielle Monteiro
Danielle Monteiro

Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics Empty Re: Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics

Mensagem por Clarice Strona Dom Out 05, 2014 3:55 pm

Olá Glei, concordo quando colocas que nem todos os alunos sabem usar e-mail, uma letra errada e não é enviado a seu destino. Acreditamos que a "geração tecnológica" deveria saber.
Abraços Clarice

Clarice Strona

Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics Empty Re: Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics

Mensagem por angelasmbarreto Dom Out 05, 2014 9:38 pm

Glei,
Eu também me surpreendi pela mesma razão, pois demonstram muito domínio no uso dos seus celulares e no nosso caso, também tiveram dificuldades no acesso ao e-mail, desconheciam o Drive google, eles demonstram um domínio, mas na realidade desconhecem muita coisa, falta utilizar os recursos da forma correta. study
angelasmbarreto
angelasmbarreto

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics Empty Re: Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics

Mensagem por márcia Seg Out 06, 2014 8:59 am

Oi, Glei!

A tua fala com relação a dificuldade dos alunos alunos em acessar seus emails, realmente surpreende, pois como vivem conectados tem-se a impressão de que dominam alguns conhecimentos. Acredito que em pouco tempo estaremos sendo convocados a alfabetizar os alunos, também na tecnologia.
márcia
márcia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics Empty Re: Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics

Mensagem por Patricia Seg Out 06, 2014 6:45 pm

Oi Glei

é sempre surprendente quando vamos trabalhar tecnologias com os alunos. Eles sabem manusear as tecnolo gias como meios de comunicação, usar o microsoft office word para muitos é uma novidade.
acho interessente na proposta de vocês é o uso do Excel pois pode-se introduzir também a interpretação e análise de gráficos.

Patricia

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics Empty Re: Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics

Mensagem por LILIAN ARAUJO Ter Out 07, 2014 9:23 am

Bom dia Glei. É bem isso o que vocês constataram e as colegas colocaram. Eles não sabe usar as ferramentas disponíveis na rede. Eles não possuem dificuldades para aprendê-las, mas para eles o uso das tecnologias esta restrito a questão da comunicação pelas redes sociais.
Nosso desafio é incentivá-los a usar a tecnologia para outras coisas alem da comunicação.


Parabéns pelo trabalho.

Abraços
LILIAN ARAUJO
LILIAN ARAUJO

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/10/2014
Idade : 64
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics Empty Re: Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics

Mensagem por Rosane Beatriz Reis Seg Out 13, 2014 10:00 am

Um novo fazer da matemática e da educação física através das tics
Oi, Glei
Os nossos alunos sabem das tecnologias até por ali, nos celulares eles já acessam direto, sem precisar de e- mail nas redes sociais, eles pensam que dominam, mas na medida que os professores tomam conhecimento das tecnologias percebe-se que nossos alunos são restritos aos conhecimentos das tecnologias, e principalmente quando se trata de um trabalho diferenciado do que estão acostumado a fazer, o nosso trabalho fica comprometido , por que pensamos que as habilidades dos alunos alcance o que esperamos, vem as angustias e tristezas.

Rosane Beatriz Reis



Rosane Beatriz Reis
Rosane Beatriz Reis

Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics Empty Re: Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics

Mensagem por rissem Seg Out 13, 2014 3:58 pm

Não concordo Rosane, eles tem um conhecimento sim(não todos é bem verdade), só que este conhecimento se refere a coisas que nem sempre utilizamos em aula...tipo se precisarmos de um e-mail, eles não usam, eles usam o whatsapp, twitter, face e outros.
Eles entendem de editar filmes(aprendi com eles alguma coisa 5 anos atrás), mas não conseguem fazer um power point. Eles ouvem música, baixam e transformam mp3, mp4, waw... mas não conseguem colocar música nos trabalhos que fazem.
Ou seja, eles sabem utilizar o que interessa a eles, o que a eles é atraente.
Mas, ao pensarmos um trabalho onde eles, alunos, irão utilizar a tecnologia, temos sim, de estar preparados para fazer um cursinho rápido de como utilizar as ferramentas que queremos, pois podemos deparar com o desconhecimento de uso por parte do nosso aluno.
Foi o que aconteceu conosco, Angela e eu, e quando isso aconteceu, fomos explicando como utilizar, como criar e-mails... ou seja além de ensinar os Advérbios e a debatermos os temas da biologia por nós escolhidos tivemos enriquecemos nossa aula com um curto curso de internet, buscadores, e-mail e ppt(do google). Foi válido embora mais trabalhoso.
rissem
rissem

Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics Empty Re: Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics

Mensagem por adridalbo Seg Out 13, 2014 9:01 pm

Glei
Ainda me surpreendo em ver como nossos alunos tem dificuldade em trabalhar com coisas simples relacionadas a tecnologia. Eles se julgam geração isso e aquilo, toda conectada, mas tem dificuldade até em formatar um texto. Então nosso papel é ainda mais importante, pois temos que instigá-los a usar a internet para além das mídias sociais.

adridalbo

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics Empty Re: Um novo fazer da matemática e da educação física através da tics

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos