Análise do Planejamento de Lenira Senna
+4
rissem
carolineanunes
gleiivane
lenirasenna
8 participantes
Página 1 de 1
Análise do Planejamento de Lenira Senna
Percebe-se que no currículo formal o uso das TICS não está inserido, pois ainda a prática docente está sendo feita através de recursos básicos como a lousa e o livro didático. O uso das TICS dentro do currículo são formas de desenvolver no aluno a interação, participação e autonomia no trabalho, sendo que a Pedagogia de Projetos contribui nesse sentido. Cabe o professor ser um mediador, orientando o aluno a ter acesso às informações, porém utilizando diversas fontes como: livros didáticos e paradidáticos, revistas, jornais, internet, filmes, trazendo significados à aprendizagem e construindo conhecimento.
Ao realizar o plano de aula utilizando as mídias e integrando a educação especial com as áreas das ciências da natureza, os conceitos trabalhados partiram do interesse e da realidade dos alunos. Fomos na internet pesquisar sobre o que eles gostariam de testar através de experimentos práticos nas áreas das ciências da natureza. Nesse processo, o diálogo foi muito importante, para isso, o professor deve levar em conta o conhecimento de mundo de seu aluno, suas experiências, seu cotidiano, para que possa reconstruir novos significados e possa formalizar o conhecimento do dia-a-dia em científico. Nesse sentido, é função da escola trabalhar com o conhecimento científico, realizando um trabalho a partir da realidade do aluno. As atividades utilizando as mídias tiveram grande participação e interesse dos alunos. Foi um trabalho de equipe, colaborativo, integrado.
Outro aspecto a pontuar é que o currículo não pode ser engessado, deve ser flexível, onde possa haver espaços e tempos para a integração do saber, isso significa que o aluno possa aprender fazendo, e ao mesmo tempo reconhecendo a sua autoria. Esses aspectos foram importantes para despertar o interesse dos alunos a realizar as atividades, necessitando adaptações curriculares sobre os conceitos trabalhados, levando em conta as limitações dos alunos. Pontuo que ao realizar as atividades práticas com o uso das TICS os alunos sentiram-se autores dos seus trabalhos, demonstraram sentimentos de pertencimento, acolhidos com todas as suas limitações.
A aprendizagem não se limita a apenas a acumulação de conteúdos ou informações sem significados, soltas, sem haver conexão com a realidade, por outro lado ela deve ter interação com o meio. Nessa perspectiva que as TICS contribuiu para potencializar ainda mais a aprendizagem dos meus alunos. Através de redes de conhecimentos, promovendo o diálogo, a construção de conhecimentos, valores e reflexões, o sujeito irá transformar sua realidade.
A escola quando organiza o seu currículo terá a influência da concepção de ensino-aprendizagem, de conhecimento. Outro aspecto a destacar é que o desenvolvimento do currículo vai muito além da sala de aula, dos muros da escola, pois envolve a vida dos alunos, o entorno da comunidade, os acontecimentos globais que interferem nas relações e na dinâmica do processo educacional.
Pensando nisso, buscou-se no planejamento com as mídias organizar a partir de assuntos do interesse e da realidade dos alunos, um trabalho interdisciplinar com outras áreas do conhecimento, utilizando estratégias práticas, lúdicas, criativas, com experiências, um show de ciências.
Nesse sentido, o uso das TICS não deve ser utilizado como algo isolado, sem conexão com o todo da escola. Nós educadores temos que sair do nosso quadrado e expandir as situações de aprendizagem como forma de englobar a complexidade do conhecimento, da ciência e da tecnologia a serviço de uma educação que seja de qualidade e interessante.
Ao realizar o plano de aula utilizando as mídias e integrando a educação especial com as áreas das ciências da natureza, os conceitos trabalhados partiram do interesse e da realidade dos alunos. Fomos na internet pesquisar sobre o que eles gostariam de testar através de experimentos práticos nas áreas das ciências da natureza. Nesse processo, o diálogo foi muito importante, para isso, o professor deve levar em conta o conhecimento de mundo de seu aluno, suas experiências, seu cotidiano, para que possa reconstruir novos significados e possa formalizar o conhecimento do dia-a-dia em científico. Nesse sentido, é função da escola trabalhar com o conhecimento científico, realizando um trabalho a partir da realidade do aluno. As atividades utilizando as mídias tiveram grande participação e interesse dos alunos. Foi um trabalho de equipe, colaborativo, integrado.
Outro aspecto a pontuar é que o currículo não pode ser engessado, deve ser flexível, onde possa haver espaços e tempos para a integração do saber, isso significa que o aluno possa aprender fazendo, e ao mesmo tempo reconhecendo a sua autoria. Esses aspectos foram importantes para despertar o interesse dos alunos a realizar as atividades, necessitando adaptações curriculares sobre os conceitos trabalhados, levando em conta as limitações dos alunos. Pontuo que ao realizar as atividades práticas com o uso das TICS os alunos sentiram-se autores dos seus trabalhos, demonstraram sentimentos de pertencimento, acolhidos com todas as suas limitações.
A aprendizagem não se limita a apenas a acumulação de conteúdos ou informações sem significados, soltas, sem haver conexão com a realidade, por outro lado ela deve ter interação com o meio. Nessa perspectiva que as TICS contribuiu para potencializar ainda mais a aprendizagem dos meus alunos. Através de redes de conhecimentos, promovendo o diálogo, a construção de conhecimentos, valores e reflexões, o sujeito irá transformar sua realidade.
A escola quando organiza o seu currículo terá a influência da concepção de ensino-aprendizagem, de conhecimento. Outro aspecto a destacar é que o desenvolvimento do currículo vai muito além da sala de aula, dos muros da escola, pois envolve a vida dos alunos, o entorno da comunidade, os acontecimentos globais que interferem nas relações e na dinâmica do processo educacional.
Pensando nisso, buscou-se no planejamento com as mídias organizar a partir de assuntos do interesse e da realidade dos alunos, um trabalho interdisciplinar com outras áreas do conhecimento, utilizando estratégias práticas, lúdicas, criativas, com experiências, um show de ciências.
Nesse sentido, o uso das TICS não deve ser utilizado como algo isolado, sem conexão com o todo da escola. Nós educadores temos que sair do nosso quadrado e expandir as situações de aprendizagem como forma de englobar a complexidade do conhecimento, da ciência e da tecnologia a serviço de uma educação que seja de qualidade e interessante.
lenirasenna- Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/09/2014
Re: Análise do Planejamento de Lenira Senna
Olá Lenira.
Concordo contigo sobre os conceitos de currículo e os pontos por ti colocados, só faço uma ressalva quanto ao uso das TICs, pois acredito que no currículo formal é pensado e planejado na área da matemática, só não é colocado em prática, por falta de recursos materiais. Eu mesma já levei os meus alunos ao Laboratório de Informática quando estava funcionando, e o resultado foi bem positivo. E hoje precisamos estar atentos a interdisciplinaridade, pois não podemos conceber as áreas isoladas, embora saiba que realizar um projeto verdadeiramente interdisciplinar é uma tarefa que requer bastante trabalho e disciplina.
abraço, Glei.
Concordo contigo sobre os conceitos de currículo e os pontos por ti colocados, só faço uma ressalva quanto ao uso das TICs, pois acredito que no currículo formal é pensado e planejado na área da matemática, só não é colocado em prática, por falta de recursos materiais. Eu mesma já levei os meus alunos ao Laboratório de Informática quando estava funcionando, e o resultado foi bem positivo. E hoje precisamos estar atentos a interdisciplinaridade, pois não podemos conceber as áreas isoladas, embora saiba que realizar um projeto verdadeiramente interdisciplinar é uma tarefa que requer bastante trabalho e disciplina.
abraço, Glei.
gleiivane- Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/09/2014
Idade : 59
Re: Análise do Planejamento de Lenira Senna
Oi Lenira
Muito bom o teu texto. Percebe-se que o trabalho desenvolvido pelo teu grupo foi bem eficiente e proveitoso. Estou sedenta por fazer um trabalho mais efetivo com o uso das TIC´s. Sinto que está tudo se direcionando para a realização deste trabalho. Estou motivada e motivo os alunos, só nos falta o Labin. Mas meu trabalho é bastante isolado. Acredito que quando eu começar a orientar os alunos, os outros professores vão se sentir motivados e sutilmente vou incentivá-los a trabalhar com a TIC. Enquanto isso não acontece, vou me preparando.
Bjs, Carol.
Muito bom o teu texto. Percebe-se que o trabalho desenvolvido pelo teu grupo foi bem eficiente e proveitoso. Estou sedenta por fazer um trabalho mais efetivo com o uso das TIC´s. Sinto que está tudo se direcionando para a realização deste trabalho. Estou motivada e motivo os alunos, só nos falta o Labin. Mas meu trabalho é bastante isolado. Acredito que quando eu começar a orientar os alunos, os outros professores vão se sentir motivados e sutilmente vou incentivá-los a trabalhar com a TIC. Enquanto isso não acontece, vou me preparando.
Bjs, Carol.
carolineanunes- Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/09/2014
Lenira!
Realmente o texto foi bem elaborado.
E concordo plenamente contigo quando falas que somente através do esforço para aumentar conhecimentos que a realidade do sujeito irá se transformar.
E concordo plenamente contigo quando falas que somente através do esforço para aumentar conhecimentos que a realidade do sujeito irá se transformar.
rissem- Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/09/2014
Re: Análise do Planejamento de Lenira Senna
Lenira,
sem dúvida o aluno aprende construindo seu próprio caminho, com o uso das TICs bem empregado o aluno passa a ter autonomia e com a utilização das novas ferramentas passa a registrar e a construir seu aprendizado trocando ideias e redimensionando suas novas descobertas.
sem dúvida o aluno aprende construindo seu próprio caminho, com o uso das TICs bem empregado o aluno passa a ter autonomia e com a utilização das novas ferramentas passa a registrar e a construir seu aprendizado trocando ideias e redimensionando suas novas descobertas.
angelasmbarreto- Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/09/2014
Re: Análise do Planejamento de Lenira Senna
Oi, Lenira!
Muito apropriadas as tuas reflexões sobre o uso das TIC´s na escola.
Concordo, não só as tecnologias devem ser praticadas, o uso dos livros (biblioteca) não podem ser esquecidos.
E, tens razão, o trabalho com a tecnologia deve ser muito bem planejado a fim de não nos perdermos no caminho.
Muito apropriadas as tuas reflexões sobre o uso das TIC´s na escola.
Concordo, não só as tecnologias devem ser praticadas, o uso dos livros (biblioteca) não podem ser esquecidos.
E, tens razão, o trabalho com a tecnologia deve ser muito bem planejado a fim de não nos perdermos no caminho.
márcia- Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/10/2014
Re: Análise do Planejamento de Lenira Senna
Bom dia Lenira, muito bacana o trabalho de vocês. Com certeza, na hora do planejamento do currículo e do uso das tecnologias, precisamos sair dos muros da escola e entender que comunidade é essa que iremos atender. Planejamento inclui conhecimento.
Parabéns!!!! Abraços
Parabéns!!!! Abraços
LILIAN ARAUJO- Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/10/2014
Idade : 64
Localização : Porto Alegre
Re: Análise do Planejamento de Lenira Senna
Oi Lenira
O trabalho feito lá na tua escola foi uma experiência muito rica para mim. No teu texto faz uma inteligente análise do currículo, mas o mais importante no teu texto foi quando falastes que o professor deve expandir as situações de aprendizagem. O momento rico que teus alunos tiveram foi proporcionado pelo teu olhar de "expandir" situações de aprendizagem.
O trabalho feito lá na tua escola foi uma experiência muito rica para mim. No teu texto faz uma inteligente análise do currículo, mas o mais importante no teu texto foi quando falastes que o professor deve expandir as situações de aprendizagem. O momento rico que teus alunos tiveram foi proporcionado pelo teu olhar de "expandir" situações de aprendizagem.
adridalbo- Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/09/2014
Tópicos semelhantes
» Análise do Planejamento - Ativ. 4.1
» Começando a Análise
» Análise do Plano de Mídias
» Análise do Show de Ciência
» ANÁLISE DO PLANO DE MÍDIAS
» Começando a Análise
» Análise do Plano de Mídias
» Análise do Show de Ciência
» ANÁLISE DO PLANO DE MÍDIAS
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos