Fórum Análise do Planejamento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprendendo com as mídias

+3
carolineanunes
Danielle Monteiro
rissem
7 participantes

Ir para baixo

Aprendendo com as mídias Empty Aprendendo com as mídias

Mensagem por rissem Sex Out 03, 2014 1:26 pm

Escolhi este título para minha postagem por que reflete bem o que foi este módulo. A apresentação de um plano de aula.
No primeiro momento o desafio foi escolher a disciplina onde criar um plano que seria aplicado através de mídias.
Por que desafio? Pelo simples fato que criar uma aula com mídias não é difícil... mas o conteúdo que utilizamos nessas aulas pode ser mais ou menos atraente.
Seria super fácil criar uma aula de interpretação, uma aula sobre textos... há filmes a mostrar em número muito grande. Textos importantíssimos de autores consagradíssimos... Mas e o conteúdo chato, que não quer ser assimilado, aquilo que "eu não sei onde vou usar", este é que era o desafio. E convenhamos a língua portuguesa é vastíssima e farta nesse aspecto. Embora eles usem todos os aspectos da língua o tempo todo não se dã0 conta disso.
Então após escolher que trabalharíamos com “Advérbios" outro desafio, como apresentar para os alunos?
Criamos um link com a biologia, e tiramos os textos todos de sites da área.
Fomos atrás de explicações que poderiam ser usadas e facilitadas.
O conteúdo era da série pertinente, 1º ano do politécnico. Faz parte das Classes de palavras que é revisada no ano e depois aprofundada na análise sintática.
Os temas da biologia eram de interesse geral, eles poderiam escolher o que trabalhar. Todos, temas que podem ser colocados na vivência de cada um deles(alunos). Chamou nossa atenção quando uma aluna escolheu o tema referente a áreas verdes, pois ela era de um grupo de invasores da zona norte, refletindo bem a escolha da professora Angela que teve o cuidado de pegar os textos que eram atraentes, atuais e ligados a realidade do aluno.
Elaboramos um objeto virtual de aprendizagem (OVA), uma WEBQUEST que trazia o passo a passo do que esperávamos deles e como queríamos que eles procedessem.
Após a elaboração do OVA que foi criado pela colega em um site próprio para isso,  com as dicas de conteúdo referente ao português dadas por mim, corremos para a aplicação, pois o tempo era escasso. Em meio a conselhos, semana da pátria e farroupilha o tempo tornou-se nosso pior inimigo, mas derrotado ao final. Embora o resultado prático dos alunos ainda não tem retornado todos, conseguimos aplicar e publicar nossa aula.
Que foi assim distribuída:

ATIVIDADE 1:

Aula expositiva dialogada sobre advérbio. Distribuição de xerox sobre o conteúdo para os alunos.
Colocar o que será esperado deles na próxima atividade.


ATIVIDADE 2:

Auditório com data show.
Apresentação da WebQuest, e forma de usá-la. A WebQuest foi disponibilizada em dois endereços, no blog Vivências de Aprendizagem e num site que elabora webqueste.
Em casa os alunos deveriam acessar e começarem as pesquisas.


ATIVIDADE 3:

Utilização da sala de informática.
Utilização dos computadores para acesso ao blog onde se encontra o material.
Alunos criaram gmail.
Aprenderam a acessar o drive.google.
Escolheram se utilizariam apresentação ou doc, para realizar a tarefa.

Sites de Pesquisa Educativos:
Site de HQ
Blog: Vivências de aprendizagem

ATIVIDADE 4:

Os alunos começaram a montar seus trabalhos e estes estarão expostos no blog  assim que possível.

Conclusão:
A aprendizagem através das TICs, tem suas vantagens e desvantagens os alunos que ainda não tem acesso residencial ficam com seus trabalhos atrasados, as leituras não são feitas o que quebra o ritmo da turma. Mas o lado positivo supera o negativo. Foi incrível ver a colega criando e-mails com os alunos para que eles pudessem acessar e compartilhar seus trabalhos conforme o pedido, para futura postagem do blog . O único ponto negativo, é a disponibilidade da sala de informática. O laboratório da escola está em reforma e tivemos ficar pedindo favores entre setores para que cedessem outras máquinas que não são do ensino médio. Ainda vejo isso como um grande problema nas instituições no entanto, o fato traz aprendizagem também para nós educadores. Faz com a gente perceba que o uso da máquina pública sucateada, nos faz crescer e nos torna mestres em resolver problemas, problemas estes totalmente esquecidos no momento que o aluno te dá o retorno positivo de um planejamento trabalhoso.
O planejamento foi extremamente positivo quando observamos a turma, que na primeira atividade não se encontrava toda, faltam muito, ao saber do que estava sendo feito, começou a ser mais presente e mesmo os que reclamavam, dava para observar que era uma forma de ser o diferente, e foram os primeiros a escolher as máquinas para sentar.
Na última parte quando deveriam estar compartilhando os documentos ainda não tinham concluído todo o processo de elaboração, mostrando assim que 4 períodos é pouco para aqueles alunos que não tem o acesso a internet. Contudo o trabalho foi prazeroso e diferente.
rissem
rissem

Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com as mídias Empty Re: Aprendendo com as mídias

Mensagem por Danielle Monteiro Sex Out 03, 2014 3:52 pm

Oi, Rissem!
Que bom que ocorreu tudo bem no seu planejamento. Sou professora de Inglês e sofro preconceito por que os alunos acham que esse conteúdo é inútil para a vida deles. Então entendo que aula possa ficar não muito interessante. Porém, com a ajuda das tecnologias, acredito que eles sejam capazes de aprender o mesmo conteúdo de outra maneira, de uma maneira mais lúdica e dinâmica. Esse realmente é um desafio, trabalhar com as tecnologias, principalmente quando alguns alunos ainda não tem a prática com esses recursos.
Danielle Monteiro
Danielle Monteiro

Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com as mídias Empty Re: Aprendendo com as mídias

Mensagem por rissem Sex Out 03, 2014 4:58 pm

Oi Danielle,
Também trabalho com inglês e no momento até meio de mal com ele, devido a exatamente esse ponto. Dos alunos não estarem preocupados com as aulas. E depois saem para pagar fortunas em cursinhos... mas tudo bem.
Comecei um projeto na escola que talvez até te ajude, estou passando para eles dois filmes, um com inglês britânico e outro com o americano(escolhi Harry Potter e ERa do Gelo 4) onde eles devem ouvir as duas fonéticas e trabalhar o hábito de ouvir(não usei este termo com eles). Depois irão fazer um comparativo de palavras que lhes chamou a atenção e de como elas se distinguem...não sei se ao final não arrancarei o resto dos cabelos, por enquanto estamos nos divertindo em ver os filmes...
rissem
rissem

Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com as mídias Empty Re: Aprendendo com as mídias

Mensagem por carolineanunes Sex Out 03, 2014 8:06 pm

Cara Rissem
Fiquei muito empolgada e admirada com o planejamento e execução do plano de vocês. Com tantos detalhes, fico surpresa por terem conseguido pensar, planejar e executar em um tempo tão curto. Vocês foram muito eficientes e inteligentes. Um dia chego lá! study Very Happy
Dentro deste contexto, fico até feliz por teus alunos não terem concluído a tarefa e alguns não soubessem acessar e-mail. Digo isso pois, se tratando de uma turma de 1º ano do politécnico, com este plano tão bem elaborado, vocês obtiveram este resultado, imagina com o nosso que não tinha tantos recursos e atrativos. Mesmo com todas essas dificuldades concluímos que os resultados foram muito mais positivos do que negativos, além de ter sido prazeroso e diferente.
Parabéns! Bjs, Carol.

carolineanunes

Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com as mídias Empty Ser professor, um desafio!

Mensagem por adrianamarth Sáb Out 04, 2014 9:49 am

Analisando o teu relato é exatamente o que passamos com o nosso Plano de Aula (Alimentação e a nossa saúde), pois temos que encarar o fato que os alunos não se motivam em um primeiro instante, e não podemos desistir. Eles não querem fazer, e não podemos desistir. Caímos no problema de utilização: Não tem equipamento para todos, laboratório sucateado, falta de internet para a demanda da escola, sala de vídeo compartilhada com colegas e outros projetos, e não podemos desistir! Vejo que assim como nós, vocês enfrentaram o mesmo problema, mas no final houve a recompensa, senão de todos os alunos, mas daqueles que fizeram e nos enriqueceram com os seus trabalhos.

Adriana Bitencourt

adrianamarth
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com as mídias Empty Re: Aprendendo com as mídias

Mensagem por Adriana Bitencourt Sáb Out 04, 2014 10:15 am

Testando agora cadastrada!
Adriana Bitencourt
Adriana Bitencourt

Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com as mídias Empty Re: Aprendendo com as mídias

Mensagem por gleiivane Sáb Out 04, 2014 11:41 pm

Olá Rissem.
Pelo teu relato a experiência foi muito positiva, assim nos encoraja ainda mais a praticar as nossas experiências e as aprendizagens do curso. Parabéns.
O que se observa é falta, muitas vezes, de condições de aparelhamento das escolas e o problema do tempo pelo mesmo motivo por ti mencionado. Como não trabalhávamos na mesma escola e isso dificultou ainda mais a execução do nosso plano de aula. Mas experiências vividas, aprendizagens realizadas. Abraço, Glei
gleiivane
gleiivane

Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/09/2014
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com as mídias Empty Re: Aprendendo com as mídias

Mensagem por Clarice Strona Dom Out 05, 2014 3:35 pm

Oi Rissem!
Continuo achando que somos vitoriosas, pois todas as dificuldades que enfrentamos conseguimos vencer e acabar o trabalho de cabeça erguida. Abraços, Clarice

Clarice Strona

Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com as mídias Empty Re: Aprendendo com as mídias

Mensagem por angelasmbarreto Dom Out 05, 2014 9:46 pm

Rissem,
Estávamos juntas, foi muito bom trabalhar com eles, achei que não iria dar certo pelo conhecimento da turma, sempre te disse que seria um desafio mantê-los na sala e interessados, descobri que a turma realmente é diferente necessita mais atrativos para permanecer em sala, mas percebi que na maior parte do tempo o culpado é o próprio professor que não desenvolve atividades interessantes para atrair os alunos e com a nossa magia característica tirar água de pedra. KKKK I love you
Foi muito bom trabalhar contigo.
angelasmbarreto
angelasmbarreto

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com as mídias Empty Re: Aprendendo com as mídias

Mensagem por rissem Seg Out 06, 2014 12:14 am

Ahaaa, quer dizer que não sei desenvolver atividades interessantes éeééééé?
Deixa estar, vou falar com eles na próxima aula.
Brincadeirinha Angela, concordo. Somos acomodados em nosso antigo patamar de professor. É comodo explicar, ditar e avaliar.
Por isso estamos fazendo estes cursos, desacomodar, desestruturar e começar de novo. Pena que o sistema ainda não seja o ideal. Este também tem de ser desestruturado e recomeçar. Há uma grande necessidade de pessoas que mudem a educação, que tirem da cabeça dos gestores que eles não são os proprietários do que as escolas possuem apenas tem quer gerir os espaços e as situações. Muitos parecem ser ciumentos proprietários de um material que é da comunidade... não toquem, não usem, não aproveitem... pode estragar. Mal sabem eles que na tecnologia, o não usar é que atrofia..srssrsr.
Também achei bom trabalhar contigo. E só conseguimos fazer tudo em tempo hábil pelo teu incontrolável impulso de estar sempre a frente do que é esperado...
rissem
rissem

Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com as mídias Empty Re: Aprendendo com as mídias

Mensagem por angelasmbarreto Seg Out 06, 2014 9:07 am

Rissem,
Não foi com essa intenção, me refiro a acomodação dos nossos colegas, refletem no interesse dos alunos, pois quando perceberam que era algo diferente, eles começaram a surgir a coisa passou de boca em boca e eles vieram para conferir e quando tocou o sinal e eles não saíram correndo como de costume e nem reclamaram que eram os únicos dentro da escola, deu para perceber nitidamente que há necessidade de reformular os velhos conceitos e mudar para melhor, vai ser mais prazeroso dar aula para gente motivada em desenvolver nossas propostas, mesmo que os recursos das escolas sejam precários, mas o aluno vai ficar esperando pelo novo encontro ou se possível usaremos os recursos do próprio aluno, criatividade, boa vontade e persistência nós temos de sobra!!!!I love you
angelasmbarreto
angelasmbarreto

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com as mídias Empty Re: Aprendendo com as mídias

Mensagem por rissem Seg Out 06, 2014 12:11 pm

Eu estava apenas brincando, entendi perfeitamente. A escola é um ambiente de trabalho, tem um autor, agora não vou lembrar o nome, que diz que os alunos assim como nós professores também são trabalhadores, o nosso é de ensinar o deles é de aprender. Pena que falte nesse ambiente, a diversão o  Laughing entretenimento, por que sempre que abrimos espaço o aluno que não é  trabalhador da educação, exagera e faz com que nós tenhamos que tirar de todos os privilégios Laughing
rissem
rissem

Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Aprendendo com as mídias Empty Re: Aprendendo com as mídias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos