Aprendendo com as mídias
+3
carolineanunes
Danielle Monteiro
rissem
7 participantes
Página 1 de 1
Aprendendo com as mídias
Escolhi este título para minha postagem por que reflete bem o que foi este módulo. A apresentação de um plano de aula.
No primeiro momento o desafio foi escolher a disciplina onde criar um plano que seria aplicado através de mídias.
Por que desafio? Pelo simples fato que criar uma aula com mídias não é difícil... mas o conteúdo que utilizamos nessas aulas pode ser mais ou menos atraente.
Seria super fácil criar uma aula de interpretação, uma aula sobre textos... há filmes a mostrar em número muito grande. Textos importantíssimos de autores consagradíssimos... Mas e o conteúdo chato, que não quer ser assimilado, aquilo que "eu não sei onde vou usar", este é que era o desafio. E convenhamos a língua portuguesa é vastíssima e farta nesse aspecto. Embora eles usem todos os aspectos da língua o tempo todo não se dã0 conta disso.
Então após escolher que trabalharíamos com “Advérbios" outro desafio, como apresentar para os alunos?
Criamos um link com a biologia, e tiramos os textos todos de sites da área.
Fomos atrás de explicações que poderiam ser usadas e facilitadas.
O conteúdo era da série pertinente, 1º ano do politécnico. Faz parte das Classes de palavras que é revisada no ano e depois aprofundada na análise sintática.
Os temas da biologia eram de interesse geral, eles poderiam escolher o que trabalhar. Todos, temas que podem ser colocados na vivência de cada um deles(alunos). Chamou nossa atenção quando uma aluna escolheu o tema referente a áreas verdes, pois ela era de um grupo de invasores da zona norte, refletindo bem a escolha da professora Angela que teve o cuidado de pegar os textos que eram atraentes, atuais e ligados a realidade do aluno.
Elaboramos um objeto virtual de aprendizagem (OVA), uma WEBQUEST que trazia o passo a passo do que esperávamos deles e como queríamos que eles procedessem.
Após a elaboração do OVA que foi criado pela colega em um site próprio para isso, com as dicas de conteúdo referente ao português dadas por mim, corremos para a aplicação, pois o tempo era escasso. Em meio a conselhos, semana da pátria e farroupilha o tempo tornou-se nosso pior inimigo, mas derrotado ao final. Embora o resultado prático dos alunos ainda não tem retornado todos, conseguimos aplicar e publicar nossa aula.
Que foi assim distribuída:
ATIVIDADE 1:
Aula expositiva dialogada sobre advérbio. Distribuição de xerox sobre o conteúdo para os alunos.
Colocar o que será esperado deles na próxima atividade.
ATIVIDADE 2:
Auditório com data show.
Apresentação da WebQuest, e forma de usá-la. A WebQuest foi disponibilizada em dois endereços, no blog Vivências de Aprendizagem e num site que elabora webqueste.
Em casa os alunos deveriam acessar e começarem as pesquisas.
ATIVIDADE 3:
Utilização da sala de informática.
Utilização dos computadores para acesso ao blog onde se encontra o material.
Alunos criaram gmail.
Aprenderam a acessar o drive.google.
Escolheram se utilizariam apresentação ou doc, para realizar a tarefa.
Sites de Pesquisa Educativos:
Site de HQ
Blog: Vivências de aprendizagem
ATIVIDADE 4:
Os alunos começaram a montar seus trabalhos e estes estarão expostos no blog assim que possível.
Conclusão:
A aprendizagem através das TICs, tem suas vantagens e desvantagens os alunos que ainda não tem acesso residencial ficam com seus trabalhos atrasados, as leituras não são feitas o que quebra o ritmo da turma. Mas o lado positivo supera o negativo. Foi incrível ver a colega criando e-mails com os alunos para que eles pudessem acessar e compartilhar seus trabalhos conforme o pedido, para futura postagem do blog . O único ponto negativo, é a disponibilidade da sala de informática. O laboratório da escola está em reforma e tivemos ficar pedindo favores entre setores para que cedessem outras máquinas que não são do ensino médio. Ainda vejo isso como um grande problema nas instituições no entanto, o fato traz aprendizagem também para nós educadores. Faz com a gente perceba que o uso da máquina pública sucateada, nos faz crescer e nos torna mestres em resolver problemas, problemas estes totalmente esquecidos no momento que o aluno te dá o retorno positivo de um planejamento trabalhoso.
O planejamento foi extremamente positivo quando observamos a turma, que na primeira atividade não se encontrava toda, faltam muito, ao saber do que estava sendo feito, começou a ser mais presente e mesmo os que reclamavam, dava para observar que era uma forma de ser o diferente, e foram os primeiros a escolher as máquinas para sentar.
Na última parte quando deveriam estar compartilhando os documentos ainda não tinham concluído todo o processo de elaboração, mostrando assim que 4 períodos é pouco para aqueles alunos que não tem o acesso a internet. Contudo o trabalho foi prazeroso e diferente.
No primeiro momento o desafio foi escolher a disciplina onde criar um plano que seria aplicado através de mídias.
Por que desafio? Pelo simples fato que criar uma aula com mídias não é difícil... mas o conteúdo que utilizamos nessas aulas pode ser mais ou menos atraente.
Seria super fácil criar uma aula de interpretação, uma aula sobre textos... há filmes a mostrar em número muito grande. Textos importantíssimos de autores consagradíssimos... Mas e o conteúdo chato, que não quer ser assimilado, aquilo que "eu não sei onde vou usar", este é que era o desafio. E convenhamos a língua portuguesa é vastíssima e farta nesse aspecto. Embora eles usem todos os aspectos da língua o tempo todo não se dã0 conta disso.
Então após escolher que trabalharíamos com “Advérbios" outro desafio, como apresentar para os alunos?
Criamos um link com a biologia, e tiramos os textos todos de sites da área.
Fomos atrás de explicações que poderiam ser usadas e facilitadas.
O conteúdo era da série pertinente, 1º ano do politécnico. Faz parte das Classes de palavras que é revisada no ano e depois aprofundada na análise sintática.
Os temas da biologia eram de interesse geral, eles poderiam escolher o que trabalhar. Todos, temas que podem ser colocados na vivência de cada um deles(alunos). Chamou nossa atenção quando uma aluna escolheu o tema referente a áreas verdes, pois ela era de um grupo de invasores da zona norte, refletindo bem a escolha da professora Angela que teve o cuidado de pegar os textos que eram atraentes, atuais e ligados a realidade do aluno.
Elaboramos um objeto virtual de aprendizagem (OVA), uma WEBQUEST que trazia o passo a passo do que esperávamos deles e como queríamos que eles procedessem.
Após a elaboração do OVA que foi criado pela colega em um site próprio para isso, com as dicas de conteúdo referente ao português dadas por mim, corremos para a aplicação, pois o tempo era escasso. Em meio a conselhos, semana da pátria e farroupilha o tempo tornou-se nosso pior inimigo, mas derrotado ao final. Embora o resultado prático dos alunos ainda não tem retornado todos, conseguimos aplicar e publicar nossa aula.
Que foi assim distribuída:
ATIVIDADE 1:
Aula expositiva dialogada sobre advérbio. Distribuição de xerox sobre o conteúdo para os alunos.
Colocar o que será esperado deles na próxima atividade.
ATIVIDADE 2:
Auditório com data show.
Apresentação da WebQuest, e forma de usá-la. A WebQuest foi disponibilizada em dois endereços, no blog Vivências de Aprendizagem e num site que elabora webqueste.
Em casa os alunos deveriam acessar e começarem as pesquisas.
ATIVIDADE 3:
Utilização da sala de informática.
Utilização dos computadores para acesso ao blog onde se encontra o material.
Alunos criaram gmail.
Aprenderam a acessar o drive.google.
Escolheram se utilizariam apresentação ou doc, para realizar a tarefa.
Sites de Pesquisa Educativos:
Site de HQ
Blog: Vivências de aprendizagem
ATIVIDADE 4:
Os alunos começaram a montar seus trabalhos e estes estarão expostos no blog assim que possível.
Conclusão:
A aprendizagem através das TICs, tem suas vantagens e desvantagens os alunos que ainda não tem acesso residencial ficam com seus trabalhos atrasados, as leituras não são feitas o que quebra o ritmo da turma. Mas o lado positivo supera o negativo. Foi incrível ver a colega criando e-mails com os alunos para que eles pudessem acessar e compartilhar seus trabalhos conforme o pedido, para futura postagem do blog . O único ponto negativo, é a disponibilidade da sala de informática. O laboratório da escola está em reforma e tivemos ficar pedindo favores entre setores para que cedessem outras máquinas que não são do ensino médio. Ainda vejo isso como um grande problema nas instituições no entanto, o fato traz aprendizagem também para nós educadores. Faz com a gente perceba que o uso da máquina pública sucateada, nos faz crescer e nos torna mestres em resolver problemas, problemas estes totalmente esquecidos no momento que o aluno te dá o retorno positivo de um planejamento trabalhoso.
O planejamento foi extremamente positivo quando observamos a turma, que na primeira atividade não se encontrava toda, faltam muito, ao saber do que estava sendo feito, começou a ser mais presente e mesmo os que reclamavam, dava para observar que era uma forma de ser o diferente, e foram os primeiros a escolher as máquinas para sentar.
Na última parte quando deveriam estar compartilhando os documentos ainda não tinham concluído todo o processo de elaboração, mostrando assim que 4 períodos é pouco para aqueles alunos que não tem o acesso a internet. Contudo o trabalho foi prazeroso e diferente.
rissem- Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/09/2014
Re: Aprendendo com as mídias
Oi, Rissem!
Que bom que ocorreu tudo bem no seu planejamento. Sou professora de Inglês e sofro preconceito por que os alunos acham que esse conteúdo é inútil para a vida deles. Então entendo que aula possa ficar não muito interessante. Porém, com a ajuda das tecnologias, acredito que eles sejam capazes de aprender o mesmo conteúdo de outra maneira, de uma maneira mais lúdica e dinâmica. Esse realmente é um desafio, trabalhar com as tecnologias, principalmente quando alguns alunos ainda não tem a prática com esses recursos.
Que bom que ocorreu tudo bem no seu planejamento. Sou professora de Inglês e sofro preconceito por que os alunos acham que esse conteúdo é inútil para a vida deles. Então entendo que aula possa ficar não muito interessante. Porém, com a ajuda das tecnologias, acredito que eles sejam capazes de aprender o mesmo conteúdo de outra maneira, de uma maneira mais lúdica e dinâmica. Esse realmente é um desafio, trabalhar com as tecnologias, principalmente quando alguns alunos ainda não tem a prática com esses recursos.
Danielle Monteiro- Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/09/2014
Re: Aprendendo com as mídias
Oi Danielle,
Também trabalho com inglês e no momento até meio de mal com ele, devido a exatamente esse ponto. Dos alunos não estarem preocupados com as aulas. E depois saem para pagar fortunas em cursinhos... mas tudo bem.
Comecei um projeto na escola que talvez até te ajude, estou passando para eles dois filmes, um com inglês britânico e outro com o americano(escolhi Harry Potter e ERa do Gelo 4) onde eles devem ouvir as duas fonéticas e trabalhar o hábito de ouvir(não usei este termo com eles). Depois irão fazer um comparativo de palavras que lhes chamou a atenção e de como elas se distinguem...não sei se ao final não arrancarei o resto dos cabelos, por enquanto estamos nos divertindo em ver os filmes...
Também trabalho com inglês e no momento até meio de mal com ele, devido a exatamente esse ponto. Dos alunos não estarem preocupados com as aulas. E depois saem para pagar fortunas em cursinhos... mas tudo bem.
Comecei um projeto na escola que talvez até te ajude, estou passando para eles dois filmes, um com inglês britânico e outro com o americano(escolhi Harry Potter e ERa do Gelo 4) onde eles devem ouvir as duas fonéticas e trabalhar o hábito de ouvir(não usei este termo com eles). Depois irão fazer um comparativo de palavras que lhes chamou a atenção e de como elas se distinguem...não sei se ao final não arrancarei o resto dos cabelos, por enquanto estamos nos divertindo em ver os filmes...
rissem- Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/09/2014
Re: Aprendendo com as mídias
Cara Rissem
Fiquei muito empolgada e admirada com o planejamento e execução do plano de vocês. Com tantos detalhes, fico surpresa por terem conseguido pensar, planejar e executar em um tempo tão curto. Vocês foram muito eficientes e inteligentes. Um dia chego lá!
Dentro deste contexto, fico até feliz por teus alunos não terem concluído a tarefa e alguns não soubessem acessar e-mail. Digo isso pois, se tratando de uma turma de 1º ano do politécnico, com este plano tão bem elaborado, vocês obtiveram este resultado, imagina com o nosso que não tinha tantos recursos e atrativos. Mesmo com todas essas dificuldades concluímos que os resultados foram muito mais positivos do que negativos, além de ter sido prazeroso e diferente.
Parabéns! Bjs, Carol.
Fiquei muito empolgada e admirada com o planejamento e execução do plano de vocês. Com tantos detalhes, fico surpresa por terem conseguido pensar, planejar e executar em um tempo tão curto. Vocês foram muito eficientes e inteligentes. Um dia chego lá!
Dentro deste contexto, fico até feliz por teus alunos não terem concluído a tarefa e alguns não soubessem acessar e-mail. Digo isso pois, se tratando de uma turma de 1º ano do politécnico, com este plano tão bem elaborado, vocês obtiveram este resultado, imagina com o nosso que não tinha tantos recursos e atrativos. Mesmo com todas essas dificuldades concluímos que os resultados foram muito mais positivos do que negativos, além de ter sido prazeroso e diferente.
Parabéns! Bjs, Carol.
carolineanunes- Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/09/2014
Ser professor, um desafio!
Analisando o teu relato é exatamente o que passamos com o nosso Plano de Aula (Alimentação e a nossa saúde), pois temos que encarar o fato que os alunos não se motivam em um primeiro instante, e não podemos desistir. Eles não querem fazer, e não podemos desistir. Caímos no problema de utilização: Não tem equipamento para todos, laboratório sucateado, falta de internet para a demanda da escola, sala de vídeo compartilhada com colegas e outros projetos, e não podemos desistir! Vejo que assim como nós, vocês enfrentaram o mesmo problema, mas no final houve a recompensa, senão de todos os alunos, mas daqueles que fizeram e nos enriqueceram com os seus trabalhos.
Adriana Bitencourt
Adriana Bitencourt
adrianamarth- Convidado
Re: Aprendendo com as mídias
Testando agora cadastrada!
Adriana Bitencourt- Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/10/2014
Re: Aprendendo com as mídias
Olá Rissem.
Pelo teu relato a experiência foi muito positiva, assim nos encoraja ainda mais a praticar as nossas experiências e as aprendizagens do curso. Parabéns.
O que se observa é falta, muitas vezes, de condições de aparelhamento das escolas e o problema do tempo pelo mesmo motivo por ti mencionado. Como não trabalhávamos na mesma escola e isso dificultou ainda mais a execução do nosso plano de aula. Mas experiências vividas, aprendizagens realizadas. Abraço, Glei
Pelo teu relato a experiência foi muito positiva, assim nos encoraja ainda mais a praticar as nossas experiências e as aprendizagens do curso. Parabéns.
O que se observa é falta, muitas vezes, de condições de aparelhamento das escolas e o problema do tempo pelo mesmo motivo por ti mencionado. Como não trabalhávamos na mesma escola e isso dificultou ainda mais a execução do nosso plano de aula. Mas experiências vividas, aprendizagens realizadas. Abraço, Glei
gleiivane- Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/09/2014
Idade : 59
Re: Aprendendo com as mídias
Oi Rissem!
Continuo achando que somos vitoriosas, pois todas as dificuldades que enfrentamos conseguimos vencer e acabar o trabalho de cabeça erguida. Abraços, Clarice
Continuo achando que somos vitoriosas, pois todas as dificuldades que enfrentamos conseguimos vencer e acabar o trabalho de cabeça erguida. Abraços, Clarice
Clarice Strona- Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/10/2014
Re: Aprendendo com as mídias
Rissem,
Estávamos juntas, foi muito bom trabalhar com eles, achei que não iria dar certo pelo conhecimento da turma, sempre te disse que seria um desafio mantê-los na sala e interessados, descobri que a turma realmente é diferente necessita mais atrativos para permanecer em sala, mas percebi que na maior parte do tempo o culpado é o próprio professor que não desenvolve atividades interessantes para atrair os alunos e com a nossa magia característica tirar água de pedra. KKKK
Foi muito bom trabalhar contigo.
Estávamos juntas, foi muito bom trabalhar com eles, achei que não iria dar certo pelo conhecimento da turma, sempre te disse que seria um desafio mantê-los na sala e interessados, descobri que a turma realmente é diferente necessita mais atrativos para permanecer em sala, mas percebi que na maior parte do tempo o culpado é o próprio professor que não desenvolve atividades interessantes para atrair os alunos e com a nossa magia característica tirar água de pedra. KKKK
Foi muito bom trabalhar contigo.
angelasmbarreto- Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/09/2014
Re: Aprendendo com as mídias
Ahaaa, quer dizer que não sei desenvolver atividades interessantes éeééééé?
Deixa estar, vou falar com eles na próxima aula.
Brincadeirinha Angela, concordo. Somos acomodados em nosso antigo patamar de professor. É comodo explicar, ditar e avaliar.
Por isso estamos fazendo estes cursos, desacomodar, desestruturar e começar de novo. Pena que o sistema ainda não seja o ideal. Este também tem de ser desestruturado e recomeçar. Há uma grande necessidade de pessoas que mudem a educação, que tirem da cabeça dos gestores que eles não são os proprietários do que as escolas possuem apenas tem quer gerir os espaços e as situações. Muitos parecem ser ciumentos proprietários de um material que é da comunidade... não toquem, não usem, não aproveitem... pode estragar. Mal sabem eles que na tecnologia, o não usar é que atrofia..srssrsr.
Também achei bom trabalhar contigo. E só conseguimos fazer tudo em tempo hábil pelo teu incontrolável impulso de estar sempre a frente do que é esperado...
Deixa estar, vou falar com eles na próxima aula.
Brincadeirinha Angela, concordo. Somos acomodados em nosso antigo patamar de professor. É comodo explicar, ditar e avaliar.
Por isso estamos fazendo estes cursos, desacomodar, desestruturar e começar de novo. Pena que o sistema ainda não seja o ideal. Este também tem de ser desestruturado e recomeçar. Há uma grande necessidade de pessoas que mudem a educação, que tirem da cabeça dos gestores que eles não são os proprietários do que as escolas possuem apenas tem quer gerir os espaços e as situações. Muitos parecem ser ciumentos proprietários de um material que é da comunidade... não toquem, não usem, não aproveitem... pode estragar. Mal sabem eles que na tecnologia, o não usar é que atrofia..srssrsr.
Também achei bom trabalhar contigo. E só conseguimos fazer tudo em tempo hábil pelo teu incontrolável impulso de estar sempre a frente do que é esperado...
rissem- Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/09/2014
Re: Aprendendo com as mídias
Rissem,
Não foi com essa intenção, me refiro a acomodação dos nossos colegas, refletem no interesse dos alunos, pois quando perceberam que era algo diferente, eles começaram a surgir a coisa passou de boca em boca e eles vieram para conferir e quando tocou o sinal e eles não saíram correndo como de costume e nem reclamaram que eram os únicos dentro da escola, deu para perceber nitidamente que há necessidade de reformular os velhos conceitos e mudar para melhor, vai ser mais prazeroso dar aula para gente motivada em desenvolver nossas propostas, mesmo que os recursos das escolas sejam precários, mas o aluno vai ficar esperando pelo novo encontro ou se possível usaremos os recursos do próprio aluno, criatividade, boa vontade e persistência nós temos de sobra!!!!
Não foi com essa intenção, me refiro a acomodação dos nossos colegas, refletem no interesse dos alunos, pois quando perceberam que era algo diferente, eles começaram a surgir a coisa passou de boca em boca e eles vieram para conferir e quando tocou o sinal e eles não saíram correndo como de costume e nem reclamaram que eram os únicos dentro da escola, deu para perceber nitidamente que há necessidade de reformular os velhos conceitos e mudar para melhor, vai ser mais prazeroso dar aula para gente motivada em desenvolver nossas propostas, mesmo que os recursos das escolas sejam precários, mas o aluno vai ficar esperando pelo novo encontro ou se possível usaremos os recursos do próprio aluno, criatividade, boa vontade e persistência nós temos de sobra!!!!
angelasmbarreto- Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/09/2014
Re: Aprendendo com as mídias
Eu estava apenas brincando, entendi perfeitamente. A escola é um ambiente de trabalho, tem um autor, agora não vou lembrar o nome, que diz que os alunos assim como nós professores também são trabalhadores, o nosso é de ensinar o deles é de aprender. Pena que falte nesse ambiente, a diversão o entretenimento, por que sempre que abrimos espaço o aluno que não é trabalhador da educação, exagera e faz com que nós tenhamos que tirar de todos os privilégios
rissem- Mensagens : 11
Data de inscrição : 30/09/2014
Tópicos semelhantes
» Aprendendo com as TICs
» Ensinando e Aprendendo com as TIC's
» Análise do Plano de Mídias
» ANÁLISE DO PLANO DE MÍDIAS
» Análide da atividade planejando com mídias
» Ensinando e Aprendendo com as TIC's
» Análise do Plano de Mídias
» ANÁLISE DO PLANO DE MÍDIAS
» Análide da atividade planejando com mídias
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|